/Veja quais são os vilões da conta de energia elétrica

Veja quais são os vilões da conta de energia elétrica

Quando chega a conta de luz você consegue entender quais são os vilões do seu consumo? As inovações tecnológicas e os inúmeros aparelhos eletroeletrônicos à disposição para satisfazer as necessidades da família são uma mão na roda, e fazem diferença. Porém, é preciso prestar atenção e identificar quais são os aparelhos que mais consomem, e como diminuir esse custo fixo mensal.

Ar-condicionado:

Você sabia que dados do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética demonstram que um ar-condicionado consome até 10 vezes mais energia elétrica que um ventilador?

Se quiser economizar na conta, a sugestão é que as pessoas aproveitem os dias mais frescos e o inverno para deixá-lo desligado. E para fazer com que ele consuma menos eletricidade, você pode:

– ao instalar observe para que ele esteja em um local com boa circulação de ar;

– feche as portas e janelas quando o aparelho estiver ligado para evitar a entrada do ar de fora;

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, na sexta-feira (25/10), que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em outubro, a bandeira foi a amarela, cujo acréscimo na conta é de R$ 1.

– revise a limpeza dos filtros: a sujeira faz com que ele tenha que trabalhar mais;

– saiu de casa ou do ambiente refrigerado? Desligue o ar-condicionado;

– quando for escolher os modelos de aparelho opte por aqueles com selo A, e ainda estude a melhor potência para o seu ambiente, quanto maior os BTUs, maior será o consumo.

Chuveiro:

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que vale a pena substituir os boilers de água por chuveiros elétricos – ou, ainda melhor, por aquecedores a gás. Se o boiler ou o chuveiro elétrico forem inevitáveis, a dica geral é encurtar o banho ao máximo.

Aquecedores de ambiente:

Aquecedores de ambiente deverão ser ligados apenas quando os moradores estiverem em casa. Certifique-se de que portas e janelas estão fechadas. Ajuste o termostato para uma temperatura não muito alta e capriche no casaco, meias e acessórios quentinhos.

Secadoras de roupas:

Substitua sua secadora de roupa elétrica por uma a gás. Utilize o varal sempre que o dia estiver ensolarado ou o clima mais seco.

Geladeira:

Se estiver na hora de comprar uma geladeira nova, prefira as de uma porta só. Retire todos os alimentos da geladeira de uma só vez: evite ficar abrindo e fechando o aparelho. Mantenha o congelador sempre livre da formação de gelo em sua superfície. As borrachas das portas devem estar sempre aderentes. Evite instalar geladeiras e freezers em cubículos cercados por armários, que dificultam a circulação do ar e aumentam o consumo de energia.

Lavadoras de roupas:

Coloque o máximo de roupas permitido na máquina de lavar, mas sem sobrecarregá-la. Ajuste o equipamento para utilizar água fria ao invés de morna.

Ferro automático à vapor:

Troque o ferro à vapor por um modelo simples e umedeça as peças de roupa com um borrifador manual. Passe grande quantidade de roupas de uma só vez, começando pelas que devem ser passadas em temperatura mais baixa.

Compartilhar