/Uma das maiores locadoras de vídeo de Santarém fechou as portas no último sábado

Uma das maiores locadoras de vídeo de Santarém fechou as portas no último sábado

Veja o desabafo da dona Selma Costa, proprietária de uma das maiores locadoras de vídeo que Santarém já teve. Foram quase 30 anos de funcionamento, que vão deixar muitas histórias para contar. 

TEXTO EXTRAÍDO DO FACEBOOK. 

E hoje coração acelerado parece que quer sair do peito é uma mistura de sentimentos; de alegria e felicidade pelos 29 anos de casamento e feliz convivência eu e meu mozão João e de uma tristeza para nós proprietários da Look Vídeo e para os cinéfilos de longa data por ver a era das videolocadoras chegando ao fim.

Algumas poucas locadoras ainda se seguram no aluguel de DVDs, Blu-Rays, Games, CDs mas o número de locadoras físicas está caindo cada vez mais. Com a chegada e popularização dos serviços de streaming, a próxima geração provavelmente não saberá o que eram as videolocadoras, que devem estar totalmente extintas até 2019.

O principal concorrente (sem contar as banquinhas e as pessoas que vendem filmes falsificados a preço de banana) é o Netflix – principal serviço de TV por Internet do mundo – com mais de 37 milhões assinantes em 40 países assistindo a mais de um bilhão de horas de filmes, séries de TV e produções originais por mês. Alugar um filme em VHS era considerado quase um ritual nos dias e fins de semana até o fim da década de 2000, quando surgiu a internet e a pirataria. Hoje, quase todos baixam filmes ilegalmente ou legalmente. Além disso, também cresceram assustadoramente o número de assinantes de TV à cabo – que já passam lançamentos em sua grade de programação com menos de oito meses de janela após a estreia nos cinemas. Com a chegada dos DVDs mais baratos, da televisão digital e dos serviços por assinatura de filmes pela internet e pelos dispositivos móveis tornou as locadoras obsoletas. Primeiro acabaram as grandes redes. Lembro que pouco mais de três anos atrás dizia-se que só restariam as locadoras de bairro (estávamos ainda esperançosos). Mas elas também foram atingidas.

Ainda vejo uma ou outra por aí, irremediavelmente vazias. Os donos esperam para falir ou passar o ponto… Hoje 31/03/2018 nosso último dia como Look Vídeo, com nosso corações tristes mas também felizes pois valeu à pena cada aprendizado, cada conquista, cada amizade formada nesses quase 30 anos. Aqui queremos expressar nossos sinceros agradecimentos de gratidão a Deus que até aqui nos sustentou e que com certeza nos mostrará outro caminho a seguir, queremos agradecer a nossa família (país, irmãos, filhos e agregados por ter nos suportado nas horas difíceis e angustiantes no momento dessa decisão (decisão muito difícil porém necessária).

Agradecemos de coração aos nossos funcionários que permaneceram até o fim dessa incansável batalha, agradecemos também aos clientes/amigos por tantos anos de parceria. Queremos também agradecer a todos os apaixonados por cinema que fizeram da Look Vídeo a sua segunda casa e nos alegraram muito fazendo parte da família LOOK VÍDEO. Um forte abraço a todos.

NOTA DO BLOG: Quando olhei essa postagem da minha amiga Selma Costa (proprietária), fiquei de coração partido, pois fiz parte desde o início da história da LOOK VÍDEO, quando ela começou na travessa Silva Jardim. Fui um dos primeiros 50 clientes que acreditaram no projeto dessa locadora, que era trazer o melhor do cinema para Santarém. UM GRANDE ABRAÇO A FAMÍLIA LOOK VÍDEO !!!

Compartilhar