/SMT decide não implementar mudança de fluxo no cruzamento da Curuá-Una com Mendonça Furtado

SMT decide não implementar mudança de fluxo no cruzamento da Curuá-Una com Mendonça Furtado

Cruzamento da Avenida Curuá Una com Mendonça Furtado

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) decidiu não implementar a mudança de sentido de fluxo no cruzamento das Avenidas Curuá-Una e Mendonça Furtado.

As propostas de mudanças no trânsito naquele trecho estão sendo discutidas desde março. Após novas reuniões e estudos minuciosos do setor de engenharia e tráfego, a secretaria decidiu reavaliar a alteração e manter o fluxo de antes.

Durante o período de observação e análise de comportamento de condutores e pedestres, identificou-se que a proibição da conversão à esquerda no sentido Curuá-Una/Mendonça aumentaria o fluxo de veículos realizando a conversão à direita. Desta forma, devido ao estreitamento, declive e aclive da Avenida Mendonça Furtado a via poderia se transformar em um ponto de conflito com alto risco de colisões, principalmente por ser uma Avenida estreita e de mão dupla.

Além disso, constatou-se que haveria necessidade de retirada do abrigo de ônibus que está instalado no cruzamento das duas vias obrigando os usuários a se deslocarem para o próximo ponto que fica em frente à Praça Elias Pinto, o que geraria outros transtornos.

O estudo de proibição de conversão à esquerda foi realizado em dois momentos. Em março, no período letivo das instituições de ensino e em julho, período de férias escolares. A intenção de analisar a mudança em dois períodos distintos foi garantir e analisar detalhadamente a proposta com a finalidade de buscar um resultado eficiente.

Durante os períodos de testes nas vias, a equipe técnica da SMT permaneceu no local acompanhando o movimento de veículos e de pedestres, garantindo a segurança.

 

SMT/Prefeitura de Santarém