/Sessão especial em homenagem aos 40 anos da APAE lota plenário da Câmara de Vereadores

Sessão especial em homenagem aos 40 anos da APAE lota plenário da Câmara de Vereadores

Fazendo parte das comemorações do aniversário de 40 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, foi realizada na manhã desta terça-feira, 26/09, uma sessão especial na Câmara Municipal de Santarém. 

Além do presidente da Casa e autor requerente da sessão, Antonio Rocha, participaram da solenidade o vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, William José Pereira Coelho, o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Ivanilson Ribeiro Cardoso, Cristiele Costa, o representante da Capitania dos Portos, Sub. Oficial Amorim, o representante o 8° BEC, Seg.Ten. Artur Marcelino, além de vereadores, alunos e funcionários da APAE. 

A associação civil, beneficente, sem fins lucrativos atua nas áreas de assistência social, educação, saúde, esporte e lazer, pesquisa, defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual múltipla, atualmente atende cerca de 300 usuários e as respectivas famílias, num processo diário de conquista de direitos e de uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.  

Durante a sessão especial, três alunos da APAE fizeram uma apresentação artística da música Despacito, que empolgou todo o público presente. Na oportunidade, a assistente social Lindomar Meneses e a atual diretora da associação, Nedy Pedroso de Sousa foram homenageadas por décadas de trabalho prestados à instituição. 

O presidente da APAE, em discurso agradeceu a homenagem prestada pela Câmara Municipal e pelo apoio dado tanto pela sociedade, quanto por empresários da região, fundamentais para a manutenção das atividades da associação. 

Antonio Rocha destacou a importância social da instituição. “Ao longo destas quatro décadas, a APAE foi de fundamental importância para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos que apresentam algum tipo de deficiência intelectual. Com a missão de prestar serviços de assistência social, no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, promover e articular ações de defesa dos direitos desse público, e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais para a melhoria da qualidade dos serviços na perspectiva da inclusão social de seus usuários, A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, constrói dia após dia uma sociedade mais justa e solidária não só para as pessoas com deficiência, bem como para os familiares.  As conquistas e desafios na região oeste do estado são diários. E mais do que comemorar a passagem dessa data festiva, que hoje nesta sessão, possamos discutir junto aos órgãos e instituições convidadas, novas políticas públicas para continuar assegurando o que já foi conquistado, e avançar nesta luta, que é de todos”. 

 

Assessoria de Imprensa Vereador Antonio Rocha – PMDB