Composta por 73 comunidades, a região do Lago Grande têm enfrentado uma série de problemas relacionados à segurança pública. Com o intuito de ouvir a população da área e encontrar soluções para os problemas expostos, foi realizada na manhã de quinta-feira, 10/08, uma audiência pública.
Participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar e os vereadores Antônio Rocha e Didi Feleol.
De acordo com os comunitários, as principais ocorrências que tem interferido na segurança e bem estar da população local, estão ligadas ao consumo de bebidas e drogas por jovens e adolescentes, aumento no índice de furtos e roubos, horário de funcionamento de bares e comércios, entre outros.
Entre os pedidos feitos às autoridades presentes para melhorar a segurança pública na região estão:
– Aumento do efetivo policial que atua no destacamento de Vila Curuai.
– Melhorias no Conselho Tutelar na região, com o acompanhamento de jovens e adolescentes, principalmente no ambiente escolar, onde tem sido registrados casos desordem.
– Fiscalização do comércio e consumo de drogas lícitas e ilícitas por menores de idade.
– A implantação de um destacamento da Polícia Militar em Vila Socorro.
– Uma equipe de Polícia Civil para registro e investigações na região.
O comandante do 3° BPM, Ten. Cel Maués apontou que a quantidade de gasolina destinada ao destacamento existente na região é suficiente para o atendimento das demandas, mas que por conta do efetivo policial do município torna-se inviável, no momento, a implantação de um novo destacamento na região. O comandante prometeu dobrar o número de policiais que atuam na região para garantir o melhor atendimento à população.
A representante do Conselho Tutelar confirmou que semanalmente uma equipe do órgão atende as demandas da região, e que o número de denúncias que são recebidas é muito grande, mas que é necessária também a construção de uma rede de proteção que envolve outros órgãos para uma resposta mais eficaz às ocorrências envolvendo jovens e adolescentes.
O vereador Antônio Rocha, que sempre lutou por melhorias para a região, reafirmou o compromisso dele com a população da área. “Quero parabenizar em primeiro lugar a presença e a iniciativa de vocês. A partir de tudo o que foi exposto nessa audiência e do que os representantes dos órgãos já prometeram aqui, eu como vereador vou cobrar a efetivação dessas melhorias, pois somente juntos, unindo forças é que se possível alcançar um objetivo comum”.
De Poliane Guimarães
Assessoria de Imprensa Vereador Antônio Rocha PMDB