/SANTARÉM: SAMU emite nota sobre vítima que recusou atendimento médico

SANTARÉM: SAMU emite nota sobre vítima que recusou atendimento médico

Um homem morreu após cair de bicicleta e bater a cabeça neste domingo (19) em Santarém, oeste do Pará. De acordo com moradores, a vítima tinha sinais de embriaguez e se recusou a receber atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda segundo moradores, a vítima estava bastante exaltada e os socorristas ficaram cerca de meia hora tentando convencê-lo a entrar na ambulância para receber atendimento. O homem recusou o atendimento e disse que iria para casa.

O corpo do homem foi encontrado no bairro Aparecida por populares. A vítima era vigia de uma escola.

Na amanha desta segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde do Município, emitiu nota a respeito do caso, onde informa que todos os procedimentos foram seguidos de acordo com o Protocolo do SAMU.

PROTOCOLO SAMU: Paciente que recusa atendimento

• O médico regulador deve ser informado imediatamente pela equipe da ambulância quando o paciente recusa
atendimento;
• A equipe deverá identificar situações de risco de vida imediato: comprometimento de vias aéreas e respiração,
sangramento abundante;
• Identificar alterações de comportamento que indiquem que o paciente se encontra prejudicado em sua capacidade de decisão: alterações do nível de consciência, intoxicação etílica ou por drogas. Conversar com o paciente e tranqüilizá-lo, esclarecendo-o a respeito da necessidade do atendimento;
• Na persistência da recusa, solicitar ao próprio paciente ou alguma testemunha, que assine em campo específico
para esse fim o Termo de Recusa.

Nota do SAMU

Sobre o paciente que se recusou a ser atendido

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclarece a respeito do episódio que ocorreu na noite do último sábado (18), quando o nacional Raimundo Dourado de Sousa, 40 anos, aparentemente alcoolizado e com agressividade se recusou a ser atendido e a ser removido para o Pronto Socorro Municipal de Santarém, pela equipe de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), após queda de bicicleta, preferindo ficar no local do ocorrido, vindo a óbito na manhã de domingo (19).

De acordo com o enfermeiro coordenador do SAMU, após saber do ocorrido, a equipe voltou ao local do acontecimento e o corpo do mesmo ainda estava no local, quando foi conversado com a família da vítima, informando-a do episódio, inclusive populares endossaram o ocorrido, de recusa no atendimento pelo SAMU, informando que presenciaram a tentativa da equipe em atender o paciente. 

O SAMU reafirma o seu compromisso em prestar a assistência de urgência e emergência para a manutenção e a preservação da vida da população.

Com informações do G1/Santarém