/SANTARÉM: Exames de casos do coronavírus podem levar até 15 dias

SANTARÉM: Exames de casos do coronavírus podem levar até 15 dias

Em entrevista ao portal G1/Santarém, a diretora do 9º Centro Regional da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Marcela Tolentino informou na tarde desta quinta-feira (18), que em Santarém há seis casos suspeitos de coronavírus sendo monitorados.

“As pessoas com casos suspeitos estão em casa. Mas já foi coletado material que é secreção de nasofaringe, não é coletado sangue. O resultado dos exames sai de 10 a 15 dias, mas a assistência não será prejudicada pela espera de exame. Todos os protocolos estão sendo seguidos à risca”, afirmou Marcela Tolentino.

O teste para detectar o coronavírus que é feito com a coleta de secreção no nariz e faringe por meio de um cotonete, pode levar até 7 dias. A maior parte da rede de saúde opta pelo tipo de exame PCR, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns laboratórios de São Paulo podem fazer esse exame em até 48 horas.

Marcela garantiu que se houver caso positivo de coronavírus em Santarém, a Sespa mão omitirá a informação. “Qualquer caso positivo que acontecer seja no município de Santarém ou nos 143 municípios paraenses, a Sespa através do Dr. Alberto Beltrame, secretário de Saúde do estado dará essa notícia. Eu lamento muito que de uma hora para outra, pessoas afirmem a existência de caso positivo no município. Qual a competência dessas pessoas? Só quem tem esta competência é a Sespa. Até esse momento não temos nenhum caso confirmado”, assegurou.

Com informações do G1