/Procura por vacina contra gripe é baixa durante o dia D, da Campanha de Vacinação

Procura por vacina contra gripe é baixa durante o dia D, da Campanha de Vacinação

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou no sábado (12), o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza – o vírus da gripe. Todos os 55 postos do município estiveram com frente de trabalho para imunizar a população-alvo. De acordo com a coordenação, o número de pessoas que procuraram os postos foi considerado baixo. Até o momento 14 mil 673 doses aplicadas da vacina foram contabilizadas. O número total será contabilizado quando os boletins de todos os postos chegarem à sede para serem colocados no sistema, previsto para ocorrer até o fim desta semana.

O público-alvo da vacina este ano são pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (diabéticos, hipertensos, cardiopatas, asmáticos) e outras condições clínicas especiais (pessoas com rinite, acamados e os que possuem sequelas de AVC), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também foram incluídos na vacinação prioritária os professores das escolas públicas e privadas.

Segundo a coordenadora do setor de vacinação da Semsa, Edina Gadelha, a maior procura pela vacina ocorreu por parte dos doentes crônicos e dos idosos. O número de pessoas que procuraram os postos foi considerado baixo pela coordenação. Edina acredita que a chuva que caiu no sábado atrapalhou a ida aos postos. “A procura por parte de mulheres grávidas e de crianças menores de cinco anos, também foi baixa. É bom ressaltarmos a importância desse público também se vacinar, pois eles fazem parte do grupo mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórias”, ressaltou.

Ainda de acordo com a coordenadora a campanha de combate à gripe prossegue até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 80 mil pessoas em Santarém. Para isso, 116 postos nas zonas rural e urbana estão preparados para a imunização do público prioritário até o final da campanha.

 

Agência Santarém

Compartilhar