/Para o vereador Dayan Serique, Santarém precisa acolher melhor o turista

Para o vereador Dayan Serique, Santarém precisa acolher melhor o turista

Vereador Dayan Serique

Durante a sessão de tribuna livre na Câmara Municipal, desta terça-feira, 29/08, com o tema “Turismo no município de Santarém”, o 2° vice-presidente da Casa vereador Dayan Serique, PPS, após o pronunciamento de diversas entidades e associações presentes na sessão, como a SECOM, SETUR, SEMTUR, ACES, Pastoral do Turismo e outros, inicialmente disse que falta sincronia entre os poderes públicos e privado. Como exemplo, citou a realização do campeonato nacional de xadrez, que aconteceu em Alter do Chão, o qual o município não esteve participando. O vereador declarou que deve haver parceria entre esses setores.   

O vereador comentou que as políticas públicas devem ser prioridades e o orçamento público não pode ser tão limitado, assim a Secretaria de Turismo será mais proativa.

O parlamentar ressaltou que há caminhos que precisam ser potencializados, mas como fazer? Tem-se universidades que podem preparar mão-de-obra. As universidades públicas têm que oferecer formação, e não apenas as universidades particulares, pois a mudança começa na base, ou seja, com a educação. “Vamos universalizar o turismo, vamos formar mão-de-obra, aí sim, formaremos políticas públicas mais eficazes”.  

“Precisamos explorar o turismo, e não o turista. Precisa-se acolher bem o turista, preparando os taxistas, os atendentes de restaurantes, hotelaria e outros, isso é importante”, declarou o Dayan Serique.

E completou dizendo que se deve ter estrutura para trabalhar o turismo e o Estado pode investir mais, o centro de convenções, por exemplo, poderá ser construído aqui em Santarém. Outra luta do Estado, seria o baixo preço das passagens, pois conseguir sair ou chegar em Santarém não é fácil, agora quando o assunto é a estrada, é pior, devido à falta de estrutura das estradas.

Para encerrar, o parlamentar propôs a criação e veiculação de mídia nacional que divulgue o potencial turístico santareno. Disse também, precisa-se de profissionalizar para atender ao turismo, e mais cobranças aos governos Estadual e Federal para fazerem suas partes, em prol do desenvolvimento turístico de nossa região.