/Mais de 20 mil preservativos serão distribuídos no “Santarém Folia 2019”

Mais de 20 mil preservativos serão distribuídos no “Santarém Folia 2019”

Com o tema “Vamos combinar, prevenir é viver o carnaval”, a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia neste dia 1º de março a programação do carnaval 2019.

Com o seu tradicional “Circuito de Prevenção”, estará com programação que acontece do dia 1º a 5 de Março, realizando cobertura do Carnaval de Santarém e Ater do Chão, fortalecendo as orientações, fazendo a distribuição de insumos de prevenção (camisinhas masculina e feminina), lubrificante, material educativo, além de ofertas de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

DADOS SOBRE HIV

No ano de 2018, o CTA registrou 235 novos casos de HIV, 117 casos de hepatites B e C nos 23 municípios do Oeste do Pará atendidos no serviço de referência especializada. Deste total, 156 casos são de Santarém.

De acordo com o CTA, de janeiro a fevereiro de 2019, o município de Santarém já registrou 31 casos de HIV. Fazendo um comparativo ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 38 casos da doença (janeiro e fevereiro de 2018), observar-se uma diminuição de números de 18,4%. Isso é reflexo de ações efetivas de promoção, prevenção e proteção através das campanhas lançadas no município e atividades estratégicas e extramuros firmadas entre o serviço especializado e a atenção básica.

PROGRAMAÇÃO DO CTA/SAE DE SANTARÉM, NESTE CARNAVAL 2019.

Data: 1 de março
Local: Praça do Pescador (orla da cidade)
Horário: 16h às 21h

Data: 2 de março
Local: Praça de Eventos (Anísio Chaves)
Horário: 18h às 22h

Data: 3 de março
Local: Alter do Chão (Praça 7 de Setembro e Praça do Çairé)
Horário: 15h às 21h

Data: 4 de março
Local: Alter do Chão (Praça 7 de Setembro e Praça do Çairé)
Horário: 15h às 21h

Data: 5 de março
Local: Praça de Eventos (Anísio Chaves)
Horário: 18h às 22h

Compartilhar