/Feira do Artesanato Mundial expõe peças produzidas em Santarém

Feira do Artesanato Mundial expõe peças produzidas em Santarém

O artesanato da Pérola do Tapajós não ficou de fora da Feira do Artesanato Mundial (FAM) e VII Feira Estadual de Artesanato, realizadas tradicionalmente na capital paraense. As artesãs Rose Costa e Ana Leal que expõem seu trabalho no Cristo Rei representaram os artistas do Tapajós no evento.

Nessa quinta-feira (14), as duas voltam pra casa trazendo novidades e logo devem realizar uma oficina para compartilhar com outros artesãos as experiências que viveram na FAM.

A artesã Rose Costa disse que a viagem está sendo produtiva. A Feira, que aconteceu de 3 a 10 de novembro, também ofertou palestras e capacitações aos profissionais que participaram da programação. “Abre os horizontes. Abre a mente da gente. A gente deixa de pensar apenas como artista pra pensar também como empreendedora”.

De Santarém foram levados artesanatos variados como peças em cerâmica, cuias, trançados, cachaças, látex, trabalhos em madeira e outros produtos regionais.

As peças produzidas por artistas da região foram apresentadas ao público em um dos 500 expositores montados para acomodar produtos de várias regiões do Brasil e do mundo. Ao todo, a Feira reuniu artesãos de 22 países.

Indígenas da etnia Warao, acolhidos pela Casa de Acolhimento Para Adultos e Famílias (CAAF), sob administração da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), da Prefeitura de Santarém também estiveram presentes na Feira expondo o artesanato que produzem.

Compartilhar