/Em 2019 a farra com ‘diárias’ foi grande na Câmara de Santarém

Em 2019 a farra com ‘diárias’ foi grande na Câmara de Santarém

Em 2019, a Câmara de Vereadores de Santarém, no Oeste do Pará, gastou em pagamentos de diárias quase 146 mil reais, maior valor nominal dos últimos 5 anos. A informação foi divulgada com exclusividade pelo Blog do Jeso, do jornalista Jeso Carneiro.

Esse montante é 88% acima do total desembolsado com diárias em 2018, quando se gastou pouco mais de R$ 77 mil. E ainda 40% a mais do que em 2015, ano da Perfuga. Naquele ano, diárias somaram R$ 106,7 mil.

O vereador Emir Aguiar (Podemos) é que dirige atualmente a Câmara.

A assessoria da Câmara, em contato com o jornalista Jeso Carneiro, informou que o aumento do número diárias em 2019 “se deu pela grande demanda de questões e eventos importantes, nos quais os parlamentares precisaram estar presentes para resolver e participar ativamente”.

Um dos eventos que os vereadores participaram foi o Encontro Nacional dos Vereadores da UVB (União dos Vereadores do Brasil), a Marcha dos Vereadores e Prefeitos do Brasil, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios, e ambos realizados em Brasília (DF). “Também pedidos de emendas e discussões a respeito de temas de interesse da municipalidade, junto a deputados federais e estaduais, senadores, além de ministros e secretários de Governo do Estado do Pará”, justificou a assessoria da Câmara.