/Detran/PA lança aplicativo de registro de acidentes

Detran/PA lança aplicativo de registro de acidentes

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará lança três serviços tecnológicos que facilitarão a vida dos condutores de todas as categorias e já serão utilizados durante a Operação Boas Festas, neste final de semana. 
Antenado e conectado, o Detran Pará entende que a tecnologia move o mundo, e se os órgãos públicos não acompanharem o avanço da tecnologia, logo sobreviverão somente para atendimento básico. Por isso, os Detrans que não estão ligados à tecnologia se tornam frágeis e sujeitos a diversas fraudes e ineficiência na prestação de serviço. 

Sisdat 
O Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito (Sisdat) é um serviço do Departamento Estadual de Trânsito que objetiva proporcionar comodidade ao cidadão permitindo efetuar, por meio de uma plataforma virtual, aplicativo APP, o registro de acidente de trânsito sem vítima, com apenas danos materiais. 

O Sisdat foi construído para ser usado como uma ferramenta oficial e confiável do serviço público, servindo para fins de seguro ou ações judiciais. O envolvido no acidente de trânsito poderá registrar o acidente pelo App em até 30 dias, posterior a data do fato. Para o registro de acidente de trânsito serão necessários os dados pessoais dos condutores envolvidos no acidente, tais como: endereço, telefone, e-mail, e ainda dados do seu veículo (Placa e Renavam) e o máximo de informações dos demais envolvidos no acidente.  

Interativo
O Sisat é um sistema totalmente interativo que permite a compreensão de forma muito simples, pois as informações são alimentadas pelo condutor no momento do fato ou posterior sem necessidade de um técnico para realização do registro. A partir da comunicação do acidente é alimentado um banco de dados com as informações do fato e o controle do condutor por e-mail. 

O fundamento legal para aplicabilidade do App Sisdat está amparado pelo Código de Trânsito Brasileiro em seu art. 176 que dispõe que se houver acidente sem vítima, os veículos deverão ser retirados do local, a fim de garantir a fluidez e a segurança viária.

Direto da Agência Pará

Compartilhar