DANÇOU: Lula é condenado a nove anos e seis meses de prisão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado nesta quarta-feira pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

A condenação é decorrente das investigações feitas pela Operação Lava Jato. 

Segundo as investigações, o ex-presidente teria recebido R$ 3,7 milhões de propina em contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. Lula teria recebido o apartamento em troca dos contratos firmados entre a OAS e a Petrobras enquanto era presidente.

A denúncia contra Lula foi apresentada pelo MPF (Ministério Público Federal) em setembro do ano passado. Na ocasião, o órgão ainda sugeriu o pagamento de uma multa no valor de R$ 87 milhões.

Também são réus no caso o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, os executivos da empresa Agenor Franklin Medeiros, Paulo Gordilho, Fábio Yonamine e Roberto Ferreira, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. Todos são acusados de lavagem de dinheiro e corrupção ativa. A ex-primeira-dama Marisa Letícia teve o nome excluído da ação após a sua morte, em fevereiro passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *