/Crianças de Unidade de Educação Infantil visitam o Aeroporto de Santarém

Crianças de Unidade de Educação Infantil visitam o Aeroporto de Santarém

A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), do bairro Prainha, ligada à Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou 30 alunos na faixa etária de 4 anos para uma visita inédita ao Aeroporto Internacional de Santarém Maestro Wilson Fonseca. A visita, realizada na tarde desta sexta-feira (19), emocionou passageiros.

Segundo a coordenadora da unidade, pedagoga Maíla Aguiar as crianças realizaram diversas atividades: assistiram ao vídeo sobre a história do aeroporto; junto aos militares do Corpo de Bombeiros observaram e experimentaram como se utiliza a mangueira de água em situação de combate a incêndios; entregaram lembranças aos passageiros que desembarcaram no aeroporto. Ao final participaram de um lanche e receberam presentes oferecidos pelos colaboradores da empresa aérea Latam.

Maíla disse ainda que as atividades mais destacadas foram à entrega das lembranças aos passageiros. “Eu descrevo aquele momento como algo mágico. Era perceptível a emoção dos passageiros ao receber uma simples lembrança diretamente das mãos das crianças”, ressaltou. A coordenadora continuou dizendo que em todos os instantes da visita percebia muita alegria no semblante das crianças. “Podíamos notar o encanto que eles tinham ao ver tudo aquilo e também a felicidade de ganhar presentes da equipe do aeroporto”, destacou.

O sentido pedagógico das visitas externas, para as crianças são diversos, pois essas atividades geram bastantes expectativas e permitem que as crianças entrem em contato com certas dimensões da realidade que não estão acostumadas encontrar no seu cotidiano.

A pedagoga destacou que apesar das atividades serem extremamente positivas, exitosas, também representam desafios. Segundo a coordenadora, inicialmente com a locomoção da unidade ao local da visita e a segurança das crianças são cuidados extremos por parte de todos que participam da iniciativa.

Para realizar uma atividade externa como está, exige-se o empenho de todos os profissionais da unidade, principalmente dos professores. A visita realizada contou com a participação de nove colaboradores, sendo a coordenadora, secretário e auxiliar e as professoras da unidade. No local da visita, as crianças ainda contaram com a colaboração dos profissionais da Latam e da Infraero.

Para a Umei Prainha, a visita foi uma atividade externa inédita e ao final foi avaliada positivamente, “pois tínhamos o objetivo de proporcionar um momento de descobertas para as crianças e isso foi alcançado com bastante êxito”, afirmou a coordenadora.

A professora disse que em geral, passeio, a exemplo do que foi promovido pela unidade contribui para a formação das crianças, uma vez que para eles tudo era novo. Pode-se perceber o momento em que eles viram a chegada do avião e logo a comandante da aeronava veio ao encontro das crianças. “Ela (a comandante era uma mulher) falou com os alunos, tirou foto, um momento que vai ficar guardado na memória de todos. Foi um momento mágico, ímpar e que jamais vão esquecer”, concluiu.

Compartilhar