/Conselho Regional de Educação Física interdita 8 academias em Santarém

Conselho Regional de Educação Física interdita 8 academias em Santarém

Oito academias foram interditadas nesta quarta-feira (27) em Santarém, oeste do Pará, durante fiscalizações do Conselho Regional de Educação Física da 18ª região (CREF 18). As fiscalizações continuam nas demais academias da cidade.

 Até o momento, 13 academias foram fiscalizadas, sendo que das oito interditadas, duas já se regularizaram. O objetivo das fiscalizações é identificar as academias que funcionam de forma irregular em Santarém. Além disso, será observado se os profissionais que atuam como educador físico nos estabelecimentos possuem registro profissional habilitado junto ao CREF18.

Profissionais não habilitados exercendo a função de educador físico/personal trainner e equipamentos em situações precárias são algumas das principais infrações encontradas nas academias de Santarém, de acordo com o presidente do CREF18, Cristiano Gomes. O exercício ilegal da profissão é uma infração prevista no Código Penal.

– Esse processo de fiscalização se dá a partir de algumas denuncias que nós recebemos de academia que estão atuando de forma irregular. Estamos desde de terça-feira (25) aqui e já fiscalizamos 13 academias, onde oito foram interditadas. Verificamos a presença de acadêmicos assumindo a função de profissionais de educação física, o que é proibido pela lei federal nº 9696/98 – comenta Cristiano Gomes.

Uma equipe de Belém do CREF 18 está na cidade e deve seguir realizando ações para identificar irregularidades que possam colocar em risco a vida dos praticantes de atividades físicas.

GloboEsporte.com Santarém